Quitar o FIES antecipado vale a pena? Regras

O fim da faculdade é sempre uma ansiedade, muitas dúvidas surgem juntamente com a preocupação de conseguir um bom emprego na área de especialização. Além de todos esses questionamentos e responsabilidades, estudantes beneficiados pelo FIES – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior ainda têm que se preocupar com a quitação de sua dívida.

Quitar o Fies Antecipado

Quitar o FIES antecipado

Para muitos pagar esse valor antecipadamente parece uma boa opção e que pode facilitar muito a vida pós universidade. A pergunta que todos fazem é: quitar o FIES antecipado vale a pena? Há algum desconto? Quais são as regras?

Vamos responder a algumas dessas perguntas, a fim de auxiliar os candidatos desse programa que colabora para que tantos alunos tenham a chance de ingressar em uma universidade privada.

Como quitar o FIES antecipadamente?

Quitar qualquer dívida antecipadamente traz benefícios, principalmente porque dá ao indivíduo a oportunidade de negociar o valor, além de ter direito a um percentual X de desconto que pode variar de acordo com a negociação feita no momento da assinatura do contrato.

Com o FIES não é diferente e o primeiro passo para que o aluno possa adiantar o pagamento é por meio do SisFies, sistema informatizado do Fundo de Financiamento, nele o aluno deve solicitar o encerramento de seu contrato. Feita a solicitação, o sistema dará início as fases de carência e amortização do contrato.

É importante que o aluno esteja com todas as suas informações pessoais e do contrato em mãos para preencher os campos necessários no site. Além disso, se atentar ao fato de que a solicitação só pode ser feita até o dia 15 de cada mês e não pode ser realizada nos meses de junho e dezembro.

Siga as cláusulas

Todas as opções de encerramento devem seguir as cláusulas que constam no contrato assinado pelo estudante no momento da contratação do financiamento.

Uma vez feita a solicitação, o beneficiado pode escolher por quitar o seu saldo devedor completamente no momento da assinatura do termo de encerramento; O beneficiado também pode antecipar o período de carência e cumprir com as responsabilidades do período de amortização do financiamento, iniciando efetivamente o pagamento das parcelas  ou até mesmo antecipar a fase de amortização e pagar as prestações restantes cumprindo com o seu contrato.

Diante disso, o aluno só quitará o financiamento efetivamente se, no momento da assinatura, decidir pagar todas as parcelas ou apresentar um valor e negociar com o banco para que o desconto esteja a seu favor.

Organização é essencial, pois caso a quitação do financiamento prejudique a vida financeira do estudante, é melhor esperar e continuar pagando as parcelas até conseguir o montante total para se livrar da dívida.

Por isso, não perca os prazos e considere a quitação parcial ou completa do financiamento, uma vez que a antecipação de algumas fases já podem ser de grande ajuda aos alunos que possuem um valor guardado destinado à quitação de sua dívida.

No Responses

  1. Pingback: FIES Vale a Pena? Veja Regras, Prós e Contras 17 de abril de 2018

Add Comment