Quem pode e não pode solicitar o FIES 2018 – Tire suas dúvidas

Estudantes que desejam ingressar em um curso de graduação em instituições de ensino privadas podem optar pelo Fundo de Financiamento do Ensino Superior (FIES), tal programa se tornou a melhor opção para candidatos que buscam financiar o seu curso e usufruir de um prazo flexível para quitar a sua dívida ao fim do curso.

Quem pode Solicitar o Fies?

Quem pode e não pode solicitar o FIES 2018

O FIES 2018, como todos os programas oferecidos pelo Governo Federal, possui alguns requisitos, os quais os candidatos devem seguir para efetivamente conquistarem a chance de concluírem o curso desejado, na instituição de sua preferência.

Abaixo daremos mais informações sobre quem pode ou não fazer parte do financiamento e como alcançá-lo.

Quem tem direito ao financiamento?

Por mais que o FIES seja um programa facilitador, algumas regras e requisitos foram impostos, a fim de que o candidato possa usufruir do financiamento. Tais exigências colaboram para que a qualidade e a iniciativa sejam mantidos.

Para participar do programa o candidato deve:

  • Ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio após o ano de 2010 e obtido nota superior a 450 pontos nas áreas do conhecimento estabelecidas na prova;
  • Não ter zerado na redação do exame supracitado;
  • Estar devidamente matriculado em um curso presencial de uma universidade não gratuita com avaliação positiva no MEC;
  • Na modalidade 1 do programa, a juros zero, possuir renda bruta familiar per capita de até três salários mínimos;
  • Nas modalidades 2 e 3 do programa, com juros abaixo da inflação, possuir renda bruta familiar per capita de até cinco salários mínimos;
  • Ter um fiador, com renda superior às parcelas do financiamento, no momento da assinatura do contrato.

Quem não tem direito ao FIES 2018?

Agora que já sabemos o que é preciso para contratar o financiamento, chegou a hora de conhecer as regras que impedem um candidato de participar do programa.

Não podem participar do FIES candidatos que:

  • Não estejam devidamente matriculados em um curso presencial de uma instituição de ensino privada com avaliação positiva no MEC;
  • Não tenham sido pré-selecionados no processo de candidatura do programa;
  • Já tenham sido beneficiados pelo programa, salvo os que provem junto ao agente do financiamento que não tenham recebido a ajuda efetivamente e o encerramento antecipado do financiamento;
  • Estejam com o curso trancado no momento da inscrição;
  • Estejam inadimplentes com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
  • Já tenham concluído qualquer curso superior em uma instituição de ensino pública ou privada;
  • Sejam beneficiados integralmente pelo Programa Universidade para Todos ProUni;
  • Sejam beneficiados parcialmente pelo Programa Universidade para Todos ProUni em uma instituição de ensino superior diferente da escolhida no momento da inscrição no financiamento.

Como se inscrever

Para se inscrever, o candidato deve acessar o portal do SisFies, sistema informatizado do programa e preencher os campos com os seus dados pessoais, ter os documentos necessários em mãos e seguir as orientações para a contratação do financiamento.

Quem pode e não pode solicitar o FIES 2018

Agora que você já sabe quais os requisitos necessários para contratar o FIES, é importante que esteja sempre atento às datas e mudanças divulgadas, uma vez que o programa se encontra em constantes melhorias para que mais e mais estudantes tenham a oportunidade de usufruir desse facilitador.

Add Comment