Fies 2018 – inscrições, cronograma e contato

O Fundo de Financiamento Estudantil, Fies, um programa do Governo Federal e criado por meio do Ministério da Educação, MEC, possibilita que estudantes que cursam a graduação em universidades pagas consigam empréstimos para quitar seus cursos.

Cronograma Fies 2018

Fies 2018

Em 2018 haverá novidades no Fies como, por exemplo,  o oferecimento de três tipos diferentes de contratos. Outra mudança importante é o fato de que todos os estudantes deverão pagar o valor do empréstimo com desconto automático na folha de pagamento depois de terem concluído o curso e estarem empregados formalmente.

Os novos tipos de contrato oferecidos são:

  • Tipo 1 – serão beneficiados estudantes com renda familiar mensal per capita de três salários mínimos; as prestações deverão ser pagas em parcelas de no máximo 10% da renda mensal, descontadas automaticamente no salário ou rendimento da empresa aberta em nome do beneficiado; nesse tipo de contrato não há taxa de juro real e a ideia é oferecer até 100 mil vagas;
  • Tipo 2 – poderão se beneficiar desse tipo de contrato estudantes que possuem renda familiar mensal per capita de até cinco salários mínimos; o foco principal são as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte; as prestações deverão ser pagas em parcelas de um valor de no máximo 10% da renda mensal, que também serão automaticamente descontadas do salário ou rendimento da empresa aberta em nome do beneficiado; aqui, há taxa de juro de 3%, mais correção monetária; há previsão que sejam oferecidas 150 mil vagas;
  • Tipo 3 – este tipo de contrato foi pensado para estudantes com renda familiar mensal per capita de até cinco salários mínimos; as prestações também deverão ser pagas em parcelas de no máximo 10% da renda mensal, descontadas automaticamente do salário ou rendimento da empresa aberta em nome do beneficiário; não há ainda uma previsão definida, mas o valor deve superar 3%, sendo, porém, menor do que as taxas bancárias privadas; pretende-se oferecer 60 mil vagas.

A seleção do Fies, no entanto, continua funcionando de acordo com as regras antigas.

Inscrições

Segundo anúncio do Ministério da Educação, as inscrições para o Fies devem ser realizadas no fim de janeiro ou começo de fevereiro, exclusivamente pela internet no endereço fiesselecao.mec.gov.br. No momento do acesso, é preciso ter em mãos o número de inscrição do Enem 2017.

No edital do Fies 2018 primeiro semestre, que também será divulgado nas primeiras semanas do ano, estarão todas as mudanças, além do cronograma oficial.

A duração das inscrições será de aproximadamente cinco dias e nenhum valor correspondente à taxa de inscrição será cobrado.

Documentos

Os documentos necessários para o Fies 2018 são:

  • Documentos para a identificação do estudante e dos membros de seu grupo familiar: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira Funcional emitida por repartições públicas, Identidade Militar;
  • Documentos para comprovação de residência: conta de água, luz ou telefone;
  • Documento para comprovação de renda: holerite ou qualquer outro documento que comprove a renda.

Contato

Para responder a quaisquer dúvidas e receber mais informações sobre o Fies o contato da central de atendimento é  0800 616161. Também é possível enviar uma mensagem online no endereço sisfiesportal.mec.gov.br/?pagina=contato.

 

No Responses

  1. Pingback: FIES 2018: Cronograma previsto 5 de janeiro de 2018

Add Comment