Sem dinheiro para faculdade? Confira opções no Fies e fora dele

Os jovens tendem a se animar com a oportunidade de ingressar em curso superior. Mas, quando se está sem dinheiro para faculdade? Esta é uma dificuldade bastante normal. Afinal, algumas graduações em instituições privadas passam de R$ 5 mil por mês. Mas, calma!

Há meios para resolver essa situação e conseguir o seu diploma. O FIES (Financiamento Estudantil do Governo Federal) é a forma mais conhecida de ingressar em um curso superior no momento. Além disso, este também é o modo mais econômico de assegurar a sua formação acadêmica.

Sem dinheiro para faculdade? Confira opções no Fies e fora dele

Sem dinheiro para faculdade? Confira opções no Fies e fora dele

Outra possibilidade é recorrer aos financiamentos de instituições privadas, só que é necessário tomar muito cuidado com os juros, que podem atingir até 26% ao ano. Por isso, sempre avalie muito antes de fechar o negócio!

Vale salientar que algumas instituições de ensino também financiam com juros inferiores que os dos bancos. No entanto, essa opção é bastante reduzida no território nacional.

Sem dinheiro para faculdade, e agora?

1 – Financiamento direto na faculdade

Algumas grandes redes de ensino superior fornecem crédito a juro zero aos estudantes que encaram dificuldade para arcar com o preço da mensalidade e ainda não tiveram acesso ao Fies. Normalmente, o prazo de pagamento vai além do tempo de formação.

Confira alguns exemplos: a Estácio, Anhanguera, a Pitágoras, a Fama, a Unip, a UNG, a Uninassau, a Univeritas, a Unama e a Faculdade Joaquim Nabuco. Vale lembrar que cada uma destas instituições conta com um modelo diferente de financiamento.

2 – Financiamento estudantil nos bancos

Quem está sem dinheiro para faculdade também pode recorrer ao banco. Atualmente, duas instituições dominam o mercado de crédito: O Pravaler, do Ideal Invest, e o Bradesco.

No Pravaler, os juros são de 1,35% ao mês, chegando a 17,5% ao ano, no entanto, algumas instituições de ensino superior fazem a mediação para seus alunos. No Bradesco, a taxa varia de zero a 1,69% ao mês.

Recentemente, o Santander começou neste ramo de ajuda financeira estudantil. Até o momento, está fornecendo financiamento somente para cursos de medicina e de pós-graduação.

3 – FIES

Quem está sem dinheiro para faculdade sempre pode recorrer ao Fies. Para isto, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, obter nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação.

Além disso, o estudante necessita ter a aprovação na seleção virtual no site, visando o recebimento dos recursos. Contudo, o estudante precisa ficar a atento as mudanças nas formas de pagamento da ajuda de custeio dos estudos.

Sem dinheiro para faculdade, e agora?

Sem dinheiro para faculdade, e agora?

A principal mudança foi o fim do tempo de carência de 18 meses depois da formatura para começar a lidar com as prestações. Agora, o aluno que está empregado terá a quantia descontada diretamente da folha salarial.

O valor da mensalidade será de até 30% da remuneração, enquanto o período para pagar a dívida chega a 14 anos. E quem não tem a carteira assinada? Neste caso, o estudante tem tempo para conseguir um emprego formal antes de iniciar o pagamento. Dúvidas, acesse o site oficial!

Add Comment