Qual o percentual de juros do Fies 2018?

No começo deste ano, o Conselho Monetário Nacional (CMN) alterou parte da taxa de juros do Fies 2018. Essa mudança tem a ver com a modalidade 2 Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que passou a ser vinculada à Taxa de Longo Prazo (TLP).

Vale lembrar que essa categoria é destinada a pessoas com renda familiar per capita de três a cinco salários mínimos e que residem nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. De acordo com a decisão do CMN, os juros desta modalidade devem ser baseados na TLP.

Esse indica gira em torno de 6,76% por ano nos dias de hoje e serve para os empréstimos repassados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Outros elementos também devem ser levados em conta na definição da taxa de modalidade 2 do Fies.

De acordo com informações do Tesouro Nacional, de modo geral, a taxa de juros do Fies 2018, arcada pelos estudantes necessita ser semelhante ou inferior a TLP. Essa conta precisa ser realizada e informada pelas instituições financeiras.

A TLP entrou em vigor em 1º de janeiro e conta com o objetivo de ficar perto do índice usado pelo mercado, diminuindo os subsídios do governo federal nessas operações. Aos poucos, a tava vai tomar o lugar da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP).

Novas medidas e a taxa de juros do Fies 2018

É importante salientar que o Novo Fies, com alterações implementadas pelo Governo Federal, passou a vigorar neste ano. Conforme o Governo, as modificações nas medidas de acesso e de pagamento do financiamento tiveram como objetivo conceder sustentabilidade a iniciativa.

Novas medidas e a taxa de juros do Fies 2018

Novas medidas e a taxa de juros do Fies 2018

Em janeiro, a CMN determinou a da taxa de juros do Fies 2018 com relação a modalidade 1, voltada aos alunos com renda familiar per capita com até 3 salários mínimos por mês. Foi estabelecida taxa de juros zero, isto é, corrigida apenas pela inflação.

Fies Modalidade 3

Esta modalidade do Fies é focada nos alunos com renda familiar de até 5 salários mínimos. A taxa de juros é baixa, sendo que as prestações devem ser quitadas com parcelas que representem até 10% do rendimento econômico do beneficiado ao mês.

Essa taxa tende a ser descontada na fonte, ou seja, diretamente do salário ou ainda dos rendimentos da empresa aberta no nome do cidadão.

O objetivo é de oferecer aproximadamente 60 mil vagas nas instituições de ensino superior cadastradas na iniciativa. Nesta modalidade 3, o Ministério da Educação ainda está em discussão com o Ministério do Trabalho para aprovar uma nova linha de financiamento que pode assegurar até mais 20 mil vagas com recursos do FAT.

Como concorrer a uma vaga no Novo Fies?

Essa nova versão com nova taxa de juros do Fies 2018 entrou em vigor no primeiro semestre. Neste caso, o aluno necessita atender alguns requisitos para ter a chance de concorrer a uma das vagas. Confira a seguir!

  1. Ter participado de uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
  2. Tirado média igual ou superior a 450 pontos; e,
  3. Não ter zerado a sua redação.

No Responses

Add Comment