Suspensão FIES 2018 – Como Trancar e Regras

Decidir fazer uma graduação é sempre difícil, principalmente quando ingressar em uma universidade pública é um sonho distante para muitos estudantes e o ensino privado não é acessível a todos.

Suspensão Fies 2018

No entanto, programas com o FIES surgiram para garantir que os alunos tenham a chance de lutar por seu futuro por meio de um financiamento. Nele, o beneficiado tem um prazo flexível para começar a pagar efetivamente o seu curso e pode se concentrar nos estudos para tornar-se um profissional de sucesso futuramente.

Suspensão FIES 2018

O problema é que algumas dificuldades podem surgir e o estudante se ver obrigado a suspender os estudos por um determinado período até que tudo se resolva. Mas no caso dos alunos beneficiados pelo FIES, como funciona?

Suspensão ou Cancelamento?

Primeiro, é importante saber a diferença entre suspender e cancelar o FIES.

A suspensão, como o próprio nome já diz, não cancela ou encerra o contrato do estudante, muito pelo contrário, o beneficiado escolhe suspender o financiamento por um período e pode retomá-lo à qualquer momento.

Ao pedir a suspensão você pode utilizar o FIES caso queira voltar normalmente. Ao pedir a suspensão você tem o prazo máximo de até 2 semestres consecutivos, após esse período você deverá utilizar novamente o FIES ou pedir o encerramento.

Já o encerramento finaliza o contrato do estudante, que perde o direito de se candidatar ao programa novamente. Por se tratar de um processo definitivo, o candidato não pode voltar ao curso usufruindo do FIES a não ser que as regras do programa mudem.

O encerramento é o processo definitivo. Quando o estudante pede o encerramento, ele fica impedido de utilizar novamente o FIES, diferente da suspensão. Na atual regra do FIES, o aluno não pode voltar a utilizar o financiamento oferecido pelo FIES.

Como pedir a suspensão e quais as regras?

A solicitação de suspensão do FIES pode ser feita por meio do site SisFies com o CPF e senha cadastrados pelo candidato no momento da solicitação do financiamento. O pedido deve ser feito até o dia 15 dos meses de janeiro, fevereiro, março abril ou maio, caso a suspensão seja para o primeiro semestre ou até o dia 15 dos meses de julho, agosto, setembro outubro e novembro para ações no segundo semestre do ano.

A suspensão pode perdurar por dois semestres, no entanto há algumas exceções relativas ao período em que o estudante pode ficar afastado do programa, são elas.

  • Quando a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES CPSA da instituição apresente algum fato que justifique a ausência do aluno, o mesmo pode pedir mais um mês de suspensão.
  • Quando a instituição encerra as suas atividades, com reconhecimento do MEC, o aluno tem direito a mais dois semestres de afastamento do programa.

A suspensão também pode ser feita pela CPSA da instituição caso o estudante tenha perdido a data de renovação do contrato, nesse caso o beneficiado deve comparecer a instituição e regularizar a sua situação.

Como solicito a suspensão FIES 2018?

A solicitação é feita por meio do site SisFIES, lá o aluno preenche seus dados como CPF e senha, seleciona a opção aditamento e faz a consulta de suspensões disponíveis para o período de acesso.

Feito isso, o aluno seleciona a opção disponível e segue os passos fornecidos pelo próprio site.

Caso precise suspender o programa, estude as suas opções e não perca a chance de voltar a estudar e finalizar o sonho da graduação.

12 Comments

  1. FABIO JUNIOR PACHECO 14 de março de 2018
    • Ana 25 de março de 2018
  2. Paulo Correia 22 de março de 2018
  3. keila 23 de março de 2018
  4. Larissa 11 de abril de 2018
  5. Adriano Rodrigues 17 de abril de 2018
  6. nathalia 4 de maio de 2018
  7. Jonathan 15 de maio de 2018
  8. Leticia 16 de maio de 2018
  9. Marcos 16 de maio de 2018
  10. mayara 16 de maio de 2018
  11. Carla Rodrigues 28 de maio de 2018

Add Comment