Como Fazer Inscrição no FIES?

As inscrições para conseguir o Financiamento Estudantil podem ser realizadas até o dia 31 de março no site do FIES, a informação da página perguntas e respostas era que o resultados sairia no dia 28 de fevereiro, porém não existe uma determinação para aguardo em lista de espera, apesar disto na página do site FIES é possível se cadastrar e visualizar a nova data de inscrição e cadastramento que vai até 31 de março.

Como Fazer Inscrição no FIES

Em resposta ao site Brasil Escola o MEC informou que a nova data permite apenas a participação de candidatos para o FIES Juros Zero, ou seja os candidatos que pretendem participar da modalidade FIES com renda per capita de até 5 (cinco) salários mínimos não podem mais se inscrever.

O MEC também informa que o período de Lista de Espera tem um tempo menor para providencia dos documentos comprovantes da inscrição, e pela falta de datas exatas é necessário que os candidatos verifiquem os resultados diariamente, após concessão do crédito a assinatura do contrato para os candidatos escolhidos em Lista de Espera é de 3 (três) dias.

É possível fazer cadastro no site do FIES? 

O cadastro dos dados pessoais no site do FIES está aberto a todos os candidatos, até o momento em que este artigo foi escrito, ao acessar o site do FIES é possível visualizar a informação da data de inscrição até o dia 31 de março, clicando no botão Cadastre-se do site é solicitado número do CPF, não existe nenhum aviso sobre período de cadastro suspenso como em anos anteriores.

Os candidatos que pertencem a modalidade P-FIES podem realizar preenchimento dos dados cadastrais como informações pessoais, e outros solicitados, é apenas no passo 3 quando deve ser escolhido o Grupo que as duas modalidades se diferenciam.

O preenchimento do cadastro é importante caso os candidatos queiram participar de novo processo seletivo para o próximo ano, as informações pessoais devem ser preenchidas com atenção, bem como cadastramento de uma senha de acesso ao sistema FIES.

Como funciona o Financiamento Zero?

No FIES existem duas modalidades de financiamento o P-FIES e o FIES  Financiamento Zero, na modalidade  Financiamento Zero os candidatos devem ter renda per- capita igual ou inferior a 3 (três) salários mínimos, nesta modalidade não serão cobrados os juros de financiamento.

Para saber qual a modalidade que se encaixa o perfil socioeconômico do candidato é necessário fazer uma soma dos valores da renda familiar pelo número de pessoas que residem na mesma casa onde o candidato solicitante da bolsa mora, desta maneira se o valor obtido for menor ou igual a 3 (três) salários mínimos não será cobrado os juros pelo financiamento.

Quem é o responsável pela renda familiar do FIES?

O aluno é solicitante do financiamento estudantil, desta maneira ele é responsável pelo financiamento após o término da faculdade, para solicitação do financiamento é necessária a comprovação de renda familiar, e determinação de um responsável financeiro.

O responsável financeiro é a pessoa com a maior renda dentro do grupo familiar, caso mais de uma pessoa trabalhe, quando apenas uma pessoa trabalha o responsável financeiro será a pessoa com renda familiar. No preenchimento do cadastro no site do FIES é necessário informar a pessoa responsável pela renda, bem como todos os nomes e documentos de pessoas que residem na mesma casa ou apartamento do aluno.

Quem é responsável pelo Financiamento Estudantil?

O tipo de Financiamento Estudantil funciona com o objetivo de auxiliar alunos no pagamento da universidade ou faculdade, pode ser um financiamento de parte da faculdade por exemplo 50 % do valor da universidade, ou pagamento total de 100% das mensalidades.

O responsável pelo financiamento é o aluno que estuda, a financeira imagina que após o término do Curso de Graduação ou Tecnológico de Nível Superior o aluno estará plenamente integrado no mercado de trabalho e com a carreira que escolheu, desta maneira será possível arcar com a responsabilidade de pagamento do valor da faculdade parcelado, com amortização da dívida ou pagamento integral à vista.

Além do FIES existem outros tipos de financiamentos para estudantes no Brasil?

O FIES é o único financiamento que funciona com pagamento da dívida após o término da faculdade, porém existem outros tipos de financiamentos oferecidos pelas instituições que são bons negócios para que quer ingressar ainda este ano na faculdade, os mais famosos são o Quero Bolsa , Educa Mais Brasil e o recém lançado Pra Valer.

Os sites Quero Bolsa e Educa Mais Brasil possuem parcerias com mais de 100 escolas e universidades, algumas conceituadas e com excelentes colocação no MEC como Universidade São Judas, UNICSUL e a Universidade Educa Mais Brasil que possui apenas o campus virtual e cursos da Modalidade de Educação à Distância.

Para solicitar a bolsa o candidato acessa o site escolhe o curso ou instituição e verifica o percentual de bolsa oferecido, as bolsas podem chegar até 70% da universidade, no site é possível ver o valor que será pago pela mensalidade, ai é só clicar no botão “Quero esta bolsa” e aguardar o contato da universidade.

Como funciona o Pra Valer?

O Pra Valer tem o objetivo de reduzir o pagamento da universidade, desta maneira ele parcela o valor do semestre que poderá ser pago em um ano, ou seja você paga a metade do valor da faculdade, neste tipo de financiamento a renovação do contrato acontece semestralmente.

Caso uma das parcelas estejam vencidas não é possível fazer a renovação, o candidato que financiar quatro anos da universidade deve pagar o valor total em 8 anos, com a possibilidade de amortização da dívida, para contratar o Pra Valer basta entrar no site fazer uma simulação do valor que será pago pela mensalidade e solicitar o financiamento, é tudo online e não precisa de banco.

Add Comment