Transferência FIES 2018 – Curso ou IES

É comum começarmos uma graduação e no decorrer do curso percebermos que não era bem aquilo que estávamos interessados.  Nesses casos, os alunos procuram uma transferência de curso ou até mesmo de Instituição de Ensino Superior (IES).

Transferência FIES 2018

Transferência FIES 2018

Para os beneficiados pelo FIES, a mudança de curso ou universidade é totalmente possível e o candidato não perde o benefício, no entanto é importante ficar atento ao passo a passo para realizar o cadastramento na nova universidade ou curso e como solicitá-la por meio do programa.

Quais os requisitos para a transferência?

Para solicitar a transferência do financiamento é preciso seguir algumas exigências:

Os alunos que contrataram o FIES depois de 14 de janeiro de 2010 devem fazer a solicitação por meio do site SisFIES, já os candidatos que aderiram ao programa antes dessa data devem comparecer à Caixa Econômica Federal para realizar a solicitação de transferência.

A transferência só pode ser solicitada nos meses de junho e dezembro. Para mudar de curso, o aluno deve continuar na mesma instituição e caso decida mudar de instituição deve permanecer no mesmo curso.

O pedido de transferência de curso só pode ser realizada uma vez enquanto a mudança de instituição pode acontecer uma vez por semestre. O estudante só está apto a solicitar a mudança dentro dos primeiros 18 meses do contrato, após esse período nenhuma das opções está disponível para o beneficiado.

Antes de acessar o portal oficial do FIES, é importante que o aluno se certifique de que a nova universidade é cadastrada no programa FIES e aderiu ao Fundo Garantidor de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc), além de possuir avaliação positiva do Ministério da Educação (MEC).

Passo a passo para solicitar a transferência

  • 1- O primeiro passo é acessar o portal do SisFies, informando o seu login (CPF) e senha cadastrados no momento da solicitação do programa.
  • 2- Após o login, selecione a opção aditamento FIES, procure por aditamentos disponíveis e clique em transferência integral.
  • 3- Preencha os dados para a transferência. É essencial ter as informações da universidade e/ou do curso que deseja realizar a transferência, pois nessa etapa o beneficiado deverá preencher os campos referentes às instituições e cursos que deseja transferir o financiamento.
  • 4- Após o preenchimento das informações sobre o curso e a instituição, o aluno deve informar o número de semestres a ser cursado. Caso a transferência seja para o mesmo curso, mas instituições diferentes, o estudante deve estar atento ao número de semestres que já cursou para não errar no momento do preenchimento, por exemplo, se o curso possui 10 semestres e ele já cursou três, deverá preencher apenas sete semestres.
  • 5- Após a finalização, clique em gravar e leia com atenção todas as informações, caso haja algum erro, volte e corrija.
  • 6- Não se esqueça de imprimir o comprovante da solicitação. A transferência deverá ser autorizada pela Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino e a mesma é encaminhada para avaliação e aprovação.
  • 7- Compareça a CPSA da instituição ou curso que foi transferido, a fim de validar o processo.

Ao final desse processo, a sua transferência já terá sido aprovada e o benefício continuará em vigor até o fim da sua graduação, no curso ou instituição que desejar.

2 Comments

  1. Yankaue 27 de Fevereiro de 2018
  2. Kris 12 de Abril de 2018

Add Comment