Saiba quem não pode requerer a modalidade 1 do Fies

Não é novidade para ninguém que o FIES passou por uma reformulação no último ano e precisou aparar algumas arestas a fim de se tornar um programa sustentável financeiramente. Ao menos, essa foi a argumentação proposta pelo Governo Federal. Mas, será que todo muno já sabe quem poderá recorrer a modalidade 1 do FIES?

De acordo com informações do Governo Federal, o Fies atuará como um fundo garantido através de finanças da União e disponibilizará cem mil vagas todos os anos, tendo juros zero para os alunos que se enquadrarem nas suas particularidades.

Nesta modalidade, o candidato vai iniciar o pagamento das mensalidades sempre respeitando a sua própria capacidade de renda com parcelas, de no máximo, 10% de seu rendimento financeiro por mês. Com as alterações, apenas na modalidade 1 do FIES, o MEC poderá realizar uma redução de R$ 300 milhões anuais, incluindo taxas de operações.

Mudanças para a modalidade 1 do FIES

Vale salientar que uma das principais modificações propostas pelo novo Fies, nesta categoria, é a divisão entre as instituições de ensino superior do perigo do financiamento. No modelo atual, tudo fica por conta do Governo Federal.

A nova resolução assegura a sustentabilidade da iniciativa graças ao estabelecimento do risco da União do fundo garantidor, impedindo a criação de um fundo passivo para o segmento público.

Quando o candidato vai iniciar o pagamento da mobilidade 1 do FIES?

Conforme as novas regras do programa de financiamento estudantil, o candidato que participar desta iniciativa terá de arcar com mensalidades logo após a sua formatura. O prazo corresponde ao primeiro mês, desde que o estudante conte com uma fonte de renda oficial e comprovada.

Isto é, o candidato que se formou e ainda não conseguiu encontrar um emprego com carteira de trabalho assinada não precisará comprometer as suas finanças com empréstimos bancários, pedidos à parentes e outras ações emergências. Ele terá tempo para se colocar no mercado de trabalho para iniciar o pagamento.

Segundo estimativa do Ministério da Educação, o saldo de cada aluno beneficiado pela modalidade 1 do FIES tende a ser totalmente quitado no prazo de até 14 anos com taxa de juros real igual a zero.

Quem poderá concorrer a vagas na mobilidade 1 do FIES?

Agora que você já compreendeu o conceito desta categoria do FIES e como será executado o pagamento, está na hora de descobrir se você se encaixa neste modelo, não é?

É necessário atender a algumas demandas, como, por exemplo, ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano anterior, obter média acima de 450 pontos e ter uma nota diferente de zero na sua redação. E, com relação a questão econômica?

Quem poderá concorrer a vagas na mobilidade 1 do FIES?

Quem poderá concorrer a vagas na mobilidade 1 do FIES?

Basicamente, apenas os estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos por capita. Caso você consiga se enquadrar neste quesito financeiro, é possível concorrer a uma das milhares de vagas disponibilizadas pelo FIES.

Por fim, você deve prestar atenção às datas para não correr o risco de esperar mais por um curso universitário!

Add Comment