Inscrições Fies 2018 – Resultados e Informações

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa que auxilia estudantes matriculados em instituições privadas. O programa surgiu como uma iniciativa do Ministério da Educação e financia o curso integralmente ou parcialmente, desde que o estudante tenha avaliação positiva nos testes e processos conduzidos pelo MEC.

No ano de 2010, o FIES sofreu mudanças, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o órgão responsável pelo fundo de financiamento, o que causou uma queda nos juros de 3,4% ao ano,  porém para o ano de 2018, a taxa de juros subiu para 6,5% ao ano, além disso, proporcionou ao aluno a oportunidade de solicitar o programa em qualquer período do curso ou ano.

Inscrições Fies 2018

Em geral o FIES financia 100% do curso, com parcelas fixas e mensais além de contar com as opões de fiador tradicional ou solidário.

Condições de Financiamento

O Fundo de Financiamento Estudantil possui três fases, são elas:

Fase de utilização, na qual o estudante paga uma taxa trimestral de no máximo R$ 150,00, referente aos juros impostos sobre o financiamento.

Fase de carência, onde o estudante terá um período de 18 meses de carência para organizar o seu orçamento, nesse tempo o estudante continuará pagando a taxa trimestral de até R$ 150,00 referente aos juros impostos sobre o financiamento.

Fase de amortização: após o fim do período de carência, o estudante quitará o seu saldo devedor em até três vezes o período financiado do curso, com um acréscimo de 12 meses.

Quem pode participar?

Podem se inscrever no programa estudantes regularmente matriculados em universidades privadas, com renda familiar bruta de até três salários mínimos; que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir de 2010 e obtido nota superior a 450, sem zerar a redação.

Inscrições Fies 2018

O estudante poderá optar pelos diferentes tipos de financiamento que o programa oferece, adequando a melhor opção à sua realidade no momento da requisição.

Como posso me inscrever?

Passo 1: O primeiro passo para a inscrição no FIES é acessar o site do SisFies, lá o aluno deve preencher as informações requisitadas, como o número do CPF, data de nascimento, endereço de e-mail válido, entre outras informações básicas. Após o cadastro inicial, o candidato receberá um e-mail de confirmação, então poderá preencher os dados do seu curso, universidade e o tipo de financiamento solicitado.

Passo 2: Após concluir a inscrição no site, o aluno deverá validar as informações fornecidas na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, na instituição de ensino em que está matriculado, com um prazo de 10 dias a partir da data do cadastro.

Passo3: Com todas as informações confirmadas, é hora de contratar o financiamento, para tal o estudante deverá procurar um agente financeiro do Fies em até dez dias póstumos à validação de seus dados pela Comissão da instituição de ensino, para formalizar o contrato. No momento da inscrição, o estudante escolherá a agência bancária que irá gerenciar os pagamentos junto ao FNDE, sendo elas a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil.

Resultados

Uma vez finalizado o processo de inscrição e confirmação dos dados e informações do estudante, o mesmo deve esperar o dia estipulado para consultar sua classificação ou posição na lista de espera. A prioridade é dos alunos que não tenham concluído o ensino superior ou já tenham usufruído dos benefícios de qualquer tipo de financiamento fornecido pelo Governo.

O candidato pode consultar os resultados no site fiesselecao.mec.gov.br, bem como a lista de espera e os prazos a serem seguidos. É de total responsabilidade do estudante/candidato a consulta dos resultados e o cumprimento das datas estipuladas para adquirir o benefício oferecido.

 

 

 

No Responses

  1. Pingback: FIES sem ENEM tem como? 3 de novembro de 2017

Add Comment