FIES para Mestrado 2018 – Veja mais Aqui

O Fundo de Financiamento do Ensino Superior (FIES) é conhecido por facilitar o ingresso de estudantes em cursos de graduação em instituições de ensino superior não gratuitas.

Fies para Mestrado

Pensando nesses estudantes, o Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação (MEC) ampliou o Fundo de Financiamento (FIES). Acompanhe o artigo e veja mais informações sobre o FIES para Mestrado em 2018.

Como funciona o FIES para mestrado?

O primeiro passo para contratar o FIES para programas de mestrado é se certificar de que a instituição de ensino desejada é cadastrada no programa, uma vez que quando divulgada a ampliação do programa, no ano de 2014, a inscrição no financiamento ficou a critério das universidades.

Além disso, os estudantes devem atender os mesmos critérios exigidos para participar da modalidade regular, para graduação, do programa.

  • Possuir renda familiar per capita de até três salários mínimos;
  • Obter nota superior a 450 no ENEM;
  • Não zerar na redação do ENEM;
  • Estar devidamente matriculado em uma instituição de ensino privada com avaliação positiva no MEC.

É possível contratar o FIES para pós graduação?

Assim como para programas de mestrado, o FIES também está disponível para cursos de especialização fornecidos por instituições de ensino não gratuitas, no entanto, apenas cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) são contemplados, ou seja, um candidato que procura uma especialização MBA ou cursos lato sensu ainda não podem recorrer ao FIES para financiar os seus estudos.

O pagamento do FIES para cursos de especialização segue os mesmos requisitos já divulgados. O estudante paga uma taxa de R$ 150,00 trimestrais, referente aos juros impostos sobre o financiamento e após a conclusão do curso, tem um período de carência de 18 meses para começar a pagar sua dívida efetivamente para o governo e o montante pode ser parcelado em até três vezes o período de duração do curso escolhido acrescido de 12 meses.

 

Quem não pode participar do FIES para mestrado?

Alunos que desejam cursar instituições ou cursos a distância não tem direito ao FIES para mestrado e/ou pós-graduação, além disso, estudantes que já foram beneficiados com bolsas da Capes pelo Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup) não terão direito ao financiamento.

Como tudo isso se aplica em 2018?

Todas essas informações sobre bolsas de financiamento por meio do FIES para cursos de mestrado foram divulgadas quando o Ministro responsável, publicou essas novas modalidades para o programa.

Contudo, o site oficial do FIES, SisFies, não possui informações sobre o financiamento para programas de mestrado, por isso é importante comparecer até uma instituição de ensino para obter mais informações e se assegurar de que tais regras realmente estão em vigor para o ano de 2018.

 

 

Add Comment