FIES e PROUNI é possível? Veja informações

O Governo possui programas que facilitam o acesso à Universidades para alunos de baixa renda. Atualmente, os principais e mais famosos são o FIES – Financiamento Estudantil do Ensino Superior e o PROUNI – Programa Universidade para Todos. Apesar de distintos, tais programas compartilham o mesmo objetivo: facilitar o acesso à educação.

FIES e PROUNI é possível?

FIES e PROUNI é possível?

É importante conhecer um pouco sobre cada um deles para que no momento da escolha, o aluno possa usufruir completamente de maneira individual ou conjunta de ambos.

FIES

O FIES é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) que financia o curso do estudante, dando a ele a oportunidade de quitar esse “empréstimo” após o termino de sua faculdade. O programa possui uma taxa e juros de 6,5%  ao ano e conta com três modalidades distintas de financiamento.

Para participar do FIES o estudante precisa ter prestado o ENEM após o ano de 2010, alcançado nota mínima de 450 pontos e não ter zerado na redação, além disso ter renda bruta comprovada de no máximo três salários mínimos por pessoa e ter um fiador ou optar por contratar um fiador solidário.

A inscrição é feita por meio do site do SisFIES, no qual o aluno preenche seus dados pessoais. Após a confirmação, deve validar o seu cadastro e se for realmente selecionado, inicia os trâmites financeiros com os bancos cadastrados.

PROUNI

O programa Universidade para todos é uma iniciativa que ajuda estudantes a ingressarem em universidades privadas distribuindo bolsas parciais e integrais, de acordo com a renda do candidato.

Para participar do PROUNI, o estudante deve ter prestado a prova do ENEM, e será selecionado de acordo com a sua nota na mesma, além disso, deve ser egresso do ensino médio da rede pública ou privada com bolsa integral e possuir renda bruta comprovada de até três salários mínimos por pessoa.

Para o PROUNI assim como para o FIES, a nota do ENEM é muito importante, o aluno deve ter obtido pontuação acima de 450 e não ter zerado a redação, quanto maior a sua nota, mais chances terá de conseguir o benefício.

Quando é possível usufruir do FIES e do PROUNI ao mesmo tempo?

O FIES e o PROUNI só podem ser usados simultaneamente quando o aluno possuir uma bolsa parcial do PROUNI e optar por financiar o restante da parcela por meio do FIES no mesmo curso.

Em 2014, o Ministério da Educação (MEC) proibiu o uso simultâneo dos dois programas para cursos diferentes, portanto se um aluno possui a bolsa do PROUNI em um determinado curso não pode pleitear uma vaga no FIES para cursar outro ao mesmo tempo.

Sendo assim, só é possível conciliar os dois para financiar o mesmo curso e quando a bolsa é parcial.

Para fazer o requerimento, o aluno beneficiado pelo PROUNI deve fazer a inscrição para o FIES por meio do site oficial do SisFies dentro das datas liberadas pelo Ministério da Educação. Uma vez beneficiado, o candidato cumpre com as mesmas responsabilidades, para os dois programas, tendo a obrigação de quitar a sua dívida com o FIES ao término de seu curso.

Fique atento às datas e ao cumprimento das regras, dessa forma terá uma chance ainda maior de cursar uma boa faculdade com o auxílio desses programas.

 

 

 

Add Comment