FIES 2018 a Distância e Faculdades Cadastradas – Como funciona?

O FIES é um programa famoso do Governo federal que tem ajudado inúmeros estudantes a ingressarem em instituições de ensino privadas, por meio do financiamento dos cursos escolhidos por tais candidatos. Mas o FIES 2018 a Distância existe?

FIES 2018 a Distância

FIES 2018 a Distância

Agora denominado Novo Fies, o FIES 2018 apresentou algumas novidades e mudanças a fim de melhorar o programa e dar continuidade ao auxílio aos alunos já beneficiados e futuros candidatos, no entanto, algumas regras estabelecidas no momento da criação do programa ainda perduram e por mais que tenham uma grande chance de serem alteradas, ainda não há informações sobre quando ou como.

Um grande questionamento acerca dos cursos EAD se estabeleceu no decorrer desses anos em que o programa está em vigor, afinal, é possível contratar o FIES para cursos EAD?

Confira abaixo a resposta para esse questionamento, além de quais as instituições de ensino cadastradas no programa e como consultá-las.

O que é EAD e posso ou não contratar o FIES?

O Ensino a Distância – EAD, é uma modalidade de estudos que vêm crescendo muito nos últimos anos. Com o avanço da tecnologia e a falta de tempo da população, a escolha por um ensino mais flexível e “portátil”, no qual o aluno pode ter acesso às disciplinas e aulas dentro de sua própria casa ou em qualquer outro lugar, desde que tenha um computador com acesso à internet, tem vislumbrado cada vez mais pessoas.

Mesmo com tantas facilidades, a grande maioria dos cursos disponibilizados a distância provém de instituições de ensino não gratuitas, o que dificulta o acesso para alguns estudantes que não têm condições financeiras para arcar com tais custos.

Infelizmente, o Fies ainda não está disponível para a modalidade EAD, apesar de o Governo Federal demonstrar grande interesse em ampliar o programa para atender a esses estudantes, ainda não há previsão para o financiamento aos candidatos que desejam concluir o seu curso a distância. Só podem usufruir do FIES, alunos regularmente matriculados em cursos presenciais.

 

Quais universidades aceitam o FIES e como consultá-las?

Já que o FIES ainda não possui a opção para cursos não presenciais, é importante saber quais universidades estão cadastradas no programa e se as mesmas oferecem cursos presenciais de sua preferência. O FIES disponibiliza em seu site oficial, o SisFies, uma opção de busca para consultar as instituições de ensino superior que participam do programa.

Para realizar tal consulta, é necessário acessar o SisFies, portal oficial do programa de financiamento e escolher a opção Consulta de Cursos e Instituições. Nela o candidato encontrará alguns campos onde deverá preencher o estado e a cidade para os quais deseja direcionar a pesquisa, feito isso, automaticamente no campo Instituição, uma lista com os nomes das Universidades ou Faculdades cadastradas estará disponível.

Com o grande aumento no número de vagas, é muito provável que o candidato encontre a instituição que deseja na pesquisa, caso a mesma não esteja listada, é válido entrar em contato com a administração do local e tirar qualquer dúvida referente a sua participação no programa.

Ainda que o programa ofereça apenas vagas para cursos presenciais, as expectativas são grandes para que os cursos EAD logo também sejam contemplados, fique sempre atento e não perca a sua chance de obter o FIES.

 

 

Add Comment