É possível haver renegociação de dívidas para contratos do FIES?

Obter a aprovação no Financiamento Estudantil (FIES) pode ser a forma mais simples de realizar o sonho do diploma universitário. Mas, ninguém está imune a imprevistos, certo? Por isso, existe a possibilidade de renegociação de dívidas para contratos do FIES.

É possível haver renegociação de dívidas para contratos do FIES?

É possível haver renegociação de dívidas para contratos do FIES?

Vale destacar que os alunos que tenham oficializado o vinculo com o Fies até o dia 14 de janeiro de 2010 podem solicitar a renegociação de dívidas para quitar a ajuda. Sendo que o pedido para aumentar o tempo de amortização pode ser de até 3 vezes o período de uso do financiamento, com adição de um ano.

O intuito da medida é prolongar os contratos do Fies e facilitar a vida do estudante ao máximo para que ele não tenha dificuldade econômica e tampouco seja forçado a largar a faculdade.

Quem pode solicitar a renegociação de dividas para contratos do Fies?

Esse recurso pode ser pedido por estudantes inadimplentes ou adimplentes que cumulativamente as seguintes condições:

1 – Tenham sido assinados até o dia 14 de janeiro de 2010;

2 – Estejam no momento de solicitação de prorrogação, nas etapas de amortização I e II do edital do Fies

3 – O preço da mensalidade esteja acima de R$ 100

4 – A soma dos prazos das etapas de amortização I e II do financiamento não seja igual ou acima a 3 vezes a estadia do aluno na situação de financiamento, com o acrescimento de um ano.

Como pedir alongamento do prazo de amortização do Fies?

A solicitação para renegociação de dívidas e/ou ampliação de amortização, seguido pela simulação da quantia da nova mensalidade, necessita ser realizada integralmente pelo Sistema Informatizado do FIES (SisFIES).

A averiguação das condições e as simulações precisam ser realizadas a partir das informações concedidas pela Caixa Econômica Federal. Depois de a solicitação ser realizada pelo SisFies, o aluno precisa procurar a agencia da Caixa onde fez o contrato.

Como pedir alongamento do prazo de amortização do Fies?

Como pedir alongamento do prazo de amortização do Fies?

Esse passo é essencial para formalizar o pedido de alongamento do contrato de financiamento. Esse documento precisa ser assinado pelo estudante, bem como pelo seu fiador na agencia onde o termo foi oficializado.

Quem tem mensalidades atrasadas podem efetuar a renegociação de dívidas?

Sim, sem nenhum problema. De acordo com informações oficiais do programa governamental, as mensalidades e outras taxas que estão atrasadas poderão, dentro da escolha do próprio estudante, ser acertadas no momento da formalização da renegociação de dívidas.

Outra forma é que essa quantia atrasada também possa ser adicionada ao total da dívida no momento de assinar o alongamento do tempo do contrato. Ou seja, o estudante poderá avaliar com tranqüilidade e selecionar a alternativa que se encaixa apropriadamente na sua realidade financeira.

Por fim, o aluno deve saber que não terá de arcar com nenhuma outra taxa bancária. Isso acontece porque o agente financeiro não poderá exigir o pagamento de tarifas bancarias ou honorários.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre a renegociação de dívidas, pode entrar na plataforma oficial do Fies para esclarecer tudo agora mesmo!

One Response

  1. Janaina Cristina da Silva 6 de junho de 2018

Add Comment