Dilatação FIES 2018 – Como Funciona, Regras

Segundo portaria publicada no Diário Oficial da União pelo Ministério da Educação, estudantes que têm contrato com o Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, podem solicitar a Dilatação FIES 2018.

Dilatação FIES 2018

O Fies foi criado pelo MEC com o propósito de dar prioridade ao financiamento de estudantes dos cursos de graduação de instituições de ensino privadas. Para fazer parte desse programa é necessário que os estudantes tenham feito o Enem, estejam matriculados em cursos superiores pagos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, Sinaes, e que a instituição participe do programa.

O Fies não exige que alunos que estejam matriculados em cursos de licenciatura, que tenham renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio  e que sejam bolsistas parciais do Programa Universidade Para Todos, Proni, tenham fiador.

O que é Dilatação Fies?

A dilatação do Fies é um recurso que permite prolongar o prazo, que é disponibilizado a todos os estudantes que foram beneficiados pelo financiamento, e não concluíram o curso dentro do prazo determinado.

Na prática, isso quer dizer que estudantes já beneficiados pelo financiamento estudantil e que não conseguiram terminar o curso no prazo regular terão financiamento de até dois semestres a mais pelo mesmo contrato, contanto que solicitem a dilatação dentro do prazo e que ela seja validada pela comissão responsável pelo Fies na instituição de ensino.

Quais são as regras para Dilatação Fies?

Se um aluno que já utiliza o Fies não conseguir terminar seu curso no prazo que foi determinado pelo financiamento por motivos de ter feito suspensão, dependências, transferência ou qualquer outro motivo, poderá solicitar extensão do prazo por até dois semestres consecutivos.

Mas, é importante ressaltar que o prazo estabelecido para amortizar a dívida continua o mesmo, três vezes o período que foi financiado, acrescido de 12 meses. Esse prazo começa a ser contado 18 meses após a conclusão do curso.

Prazos

O período durante o qual o aluno pode pedir a dilatação do Fies vai do primeiro dia do último mês do semestre em que se encerra o curso até o último dia do primeiro trimestre do semestre posterior.  A solicitação deve ser realizada a cada semestre que o estudante curse após o período regular do seu curso

Como pedir Dilatação Fies 2017?

O processo para pedir a dilatação é online, não havendo a necessidade de ir ao banco.

Passo 1

Primeiro, é necessário acessar o site do SisFies, e clicar no módulo “Adiantamento”;

Passo 2

Preencha todas as informações solicitadas;

Passo 3

No topo da tela aparecerá a mensagem “Prazo de utilização do financiamento encontra-se encerrado”. Clique em “Dilatação”;

Passo 4

Após preencher todas as informação necessárias, aparecerão na tela todas as informações a respeito da sua solicitação;

Passo 5

Imprima a CPSA e leve até sua faculdade

Após a Dilatação

Após a dilatação, o aluno terá que fazer o aditamento do semestre, que será não simplificado, o que exige ir ao banco para finalizá-lo. Se houver a necessidade de solicitar mais uma dilatação, todo o processo deverá ser repetido no semestre seguinte.

Há ainda uma outra opção, suspender o primeiro dos dois semestres, no caso de ainda ter direito à suspensão, e concluir o curso no semestre seguinte.

Add Comment