Aditamento FIES 2018 – Como Fazer

O chamado aditamento FIES, também conhecido como renovação do contrato do FIES refere-se às ações que envolvem os processos burocráticos que o aluno beneficiado deve enfrentar para renovar semestralmente o seu contrato junto à instituição de ensino, ao MEC e ao banco mediador escolhido no momento da assinatura do contrato.

Aditamento Fies 2018

Existem dois tipos de aditamento FIES, o simplificado e o não simplificado, o que os difere é a ocorrência de alterações no contato de um semestre letivo para o outro. Ambos os processos são simples e necessitam que o aluno acesse o site do SisFIES.

Aditamento FIES 2018

Os alunos que foram beneficiados no ano de 2017 ou anterior, devem realizar dois aditamentos com as novas regras de 2018, no entanto, os alunos classificados para o programa com as novas regras em vigência, no primeiro semestre de 2018, deverão realizar o aditamento somente no meio do ano, na mudança de semestre.

Caso o aluno não realize o aditamento na data prevista, o mesmo corre o risco de perder o benefício, uma vez que é um processo iniciado não só por ele, mas que envolve a universidade e a validação de seus dados cadastrais.

Como funciona?

O primeiro passo para o aditamento do FIES é feito pela instituição de ensino, na qual o aluno está matriculado. O setor responsável enviará o pedido de renovação e o aluno deve validá-lo acessando o site dentro da data estipulada.

Em todos os semestres o Ministério da Educação (MEC) divulga as datas para aditamento do FIES e em 2018 isso não será diferente. Além do site do SisFIES, os principais meios de comunicação e a própria instituição de ensino divulgam as datas, por isso é essencial que o aluno fique atento e bem informado quando perceber que o fim do semestre está próximo e é hora de renovar o seu financiamento.

Como fazer o aditamento?

Para fazer o Aditamento é necessário acessar o SisFies e acessar sua conta através dos seus dados. Caso você tenha feito o preenchimento de algum dado errado, deverá entrar em contato com sua instituição de ensino e pedir para que seja feita a correção do mesmo.

É importante lembrar que o Aditamento do SisFies deve ser feito em cada semestre, mesmo que seu curso seja na modalidade Anual. Geralmente as datas do aditamento são entre o mês de Abril e Outubro. Fique atento à data através da sua instituição de ensino para não perder o aditamento e consequentemente seu benefício.

 

Modalidades de Aditamento do FIES 2018

Existem dois tipos de aditamento do FIES, o simplificado e o não simplificado, mas ambos requerem que o aluno beneficiado acesse o site do SisFies para validar as suas informações dentro do prazo estipulado.

Aditamento Simplificado

Na modalidade simplificada, o setor responsável pelo FIES na instituição de ensino faz o requerimento para renovação do contrato por meio do sistema informatizado SisFies. Finalizada a solicitação feita pela universidade ou faculdade, o aluno deve acessar o site para validar as informações fornecidas.

Aditamento NÃO Simplificado

Já na modalidade não simplificada, na qual alterações foram feitas no cadastro do aluno beneficiado, como mudança de fiador, endereço ou qualquer informação relevante, além de validar as informações no site, já enviadas pela instituição de ensino, o aluno beneficiado deve comparecer a um mediador financeiro, seja ele a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil, para atualizar e formalizar as novas informações presentes no contrato.

Aproveite os benefícios que o FIES trás e não perca a chance de possuir uma graduação de qualidade.

Add Comment